Neste Dia Nacional do Pijama, que se realiza a 20 de novembro, gostaríamos de relembrar a importância do somo para a saúde.
Todos nós sentimos a necessidade de descansar. Afinal, o corpo humano, apesar de toda a sua complexidade, não é uma máquina e precisa de repor energias através da alimentação e do sono. Não é uma opção, é vital!
Sempre ouvimos dizer que o ideal é dormir oito horas por dia e isso não é um exagero. Durante o sono, além de descansar, o nosso corpo trabalha para manter o equilíbrio do sistema imunológico, endócrino, neurológico e de diversas outras funções. Por isso, o sono é tão importante para nossa saúde.
Alguns benefícios de uma noite de sono
- Na obesidade (durante o sono, o corpo produz a hormona leptina que é a responsável pela sensação de saciedade. Pessoas com apneia do sono e insónia podem sentir mais fome. Além disso, o corpo queima calorias durante as horas de sono e dormir menos do necessário pode reduzir esse consumo energético.
- Na Diabetes (dormir mal aumenta a resistência do corpo à insulina o que complica ainda mais o controle da doença).
- Na Hipertensão (o cansaço provocado por noites mal dormidas causa stresse e aumenta a tenção arterial. Segundo estudo da Universidade de Montreal, no Canadá, a hipertensão desencadeada pela insónia afeta, mesmo os pacientes sem predisposição à doença).
- Na Memória (pessoas que dormem bem absorvem melhor as informações que recebem durante o dia. Durante o sono ocorre a produção de proteínas responsáveis pelas conexões nervosas, essenciais à aprendizagem e à memória).
- Na Depressão (pessoas que dormem menos de seis horas por dia têm mais probabilidade de desenvolver depressão. Quem dorme entre seis e nove horas tem mais disposição e qualidade de vida).
As causas da Insónia:
O estilo de vida contemporâneo afeta diversas áreas da vida, a alimentação, as relações, as comunicações e, claro, o sono. Hoje, mais do que nunca, as pessoas têm tido dificuldade para dormir.
Alguns fatores podem prejudicar o sono de qualidade causando insónia:
- Stresse (preocupações com o trabalho ou os estudos, problemas familiares, perdas, etc).
- Ansiedade e Depressão.
- Doenças diversas (a dor provocada por uma doença pode atrapalhar o sono; a apneia do sono ou o síndrome das pernas inquietas são distúrbios que prejudicam o descanso de qualidade.).
- Mudanças na rotina (alterações no dia a dia, especialmente alteração do horário de trabalho ou viagens.
- Maus hábitos do sono como: dormir e acordar em diferentes horários, o consumo de substâncias estimulantes (café, nicotina ou álcool) ou descansar em locais inapropriados (desconfortáveis, iluminados, com ruido, com aparelhos eletrónicos ligados como TV, telemóveis ou computadores)
- Medicamentos que possuam cafeína ou outra substância estimulante.
- Alimentar-se perto da hora de dormir e com refeições pesadas pode provocar azia ou refluxo, prejudicando o descanso.
- Dormir durante o dia
A falta de sono pode ter uma grande variedade de consequências negativas, como sonolência diurna, irritabilidade e incapacidade ocupacional ou depressão. Sabemos que também aumenta o risco de diversos problemas de saúde tais como enfartes e outras doenças cardiovasculares.
Infelizmente, o tratamento mais comum é a prescrição de fármacos tais como sedativos, hipnóticos e antidepressivos, com vários efeitos secundários graves e que muitas vezes criam dependência.
Felizmente, a acupuntura, uma terapia da Medicina Tradicional Chinesa, pode ajudar a ter uma boa noite de sono. É considerada um método de tratamento não invasivo, seguro e livre de efeitos secundários.
Na Dental Clínica encontrará profissionais de saúde preparados para o ajudar a cuidar de si.
Partilhe: