A Aromoterapia é uma técnica natural que utiliza óleos essenciais como ferramenta terapêutica.
Os óleos essenciais são extratos voláteis de plantas, obtidos por um processo de destilação de flores, folhas, ramos, sementes, frutos, raízes; ou pela prensagem de cascas de citrinos.
Quando inalados ativam o bolbo olfativo e nervos olfativos, proporcionando uma ligação direta ao sistema nervoso central. Também podem ser aplicados por outras vias, até chegarem à corrente sanguínea.
São utilizados desde o início da vida primitiva e as suas propriedades, atribuídas pelo conhecimento milenar popular, são exploradas em laboratórios e muitas delas têm sido cientificamente comprovadas.
A investigação neste setor e a sua aplicação na medicina dentária não é recente. Já muito trabalho foi desenvolvido neste campo.
Propriedades como a atividade antimicrobiana, anti-inflamatória, analgésica, anestésica, ansiolítica, entre outras, fazem da utilização dos óleos essenciais uma ferramenta muito útil à medicina dentária
Na Dental Clínica utilizamos a Aromoterapia para criar um ambiente calmo e relaxante, especialmente eficaz nos casos de ansiedade e fobia do dentista, mas não só. Também nos é muito útil, desde a prevenção e promoção de saúde oral até como coadjuvante em vários tratamentos.
Partilhe: