Os efeitos nocivos do consumo de tabaco para a saúde geral são bem conhecidos. Além de ter um alto potencial cancerígeno, é uma das principais causas de morte e doença evitável.
Mas sabe como o tabaco afeta a saúde oral?
As consequências orais do consumo tabágico vão desde o mau hálito e pigmentação dos dentes, até doenças mais graves como o cancro oral.
- Halitose: Além do mau hálito, o fumo causa também a secura e irritação das mucosas da boca e das vias respiratórias.
- Pigmentação dentária: A nicotina e o alcatrão são os responsáveis por tornar o esmalte dos dentes dos fumadores mais escuros e amarelados.
- Inflamação gengival: A circulação sanguínea na boca e a cicatrização das gengivas torna-se reduzida. O consumo de tabaco dificulta a ação das defesas do organismo, frente às bactérias que causam as doenças gengivais infamatórias. O suporte dos dentes fica então comprometido, as raízes destes vão ficando gradualmente mais expostas podendo levar à perda dos mesmos.
- Diminuição do olfato e do paladar: O tabaco limita a perceção de sabores e odores.
- Menos opções de tratamentos dentários por redução da taxa de sucesso e recuperação:A redução do fluxo sanguíneo, o aumento de bactérias e de inflamação, entre outras complicações, são frequentemente a causa da perda de dentes e do insucesso na resposta aos tratamentos. O tabaco reduz significativamente a taxa de sucesso de implantes dentários e retarda a cicatrização.
- Cancro Oral: Os fumadores têm entre 5 e 20 vezes mais probabilidade de vir a desenvolver cancros orais e da faringe do que um não-fumador.
Em cerca de 70 % dos casos de cancro da boca, existe uma associação ao tabaco e ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Este tipo de cancro é o sexto mais frequente em todo o mundo e apresenta uma baixa taxa de sobrevivência que ronda os 40 %.
Deixar de fumar reduz, ao fim de cinco anos, em 50% as hipóteses de contrair cancro oral.
Deixar de fumar é a única forma de reduzir o risco destes e de outros problemas de saúde associados ao tabaco.
Sabemos que é um obstáculo desafiante, mas é importante ter um plano estratégico e uma rede de suporte para atingir esse objetivo.
Algumas dicas que podem ajudá-lo a ficar longe do tabaco:
- Escreva 5 razoes para deixar de fumar;
- Faça exercício físico;
- Mantenha-se ocupado;
- Faça acupuntura para reduzir a ansiedade.
Ter em mente o impacto do tabaco na sua saúde oral pode ser um grande motivador.
E nunca se esqueça de cuidar da sua saúde oral com mais atenção.
Na Dental Clínica encontrará profissionais de saúde preparados para o ajudar a cuidar de si.
Partilhe: