
O QUE É A OZONOTERAPIA?
A Ozonoterapia é o conjunto de técnicas que utilizam o Ozono como agente terapêutico num grande número de patologias. É totalmente natural e tem poucas contraindicações, quando realizada corretamente.
Está regulamentada, pela Ordem dos Médicos, como terapia médica desde 2013 e aprovada, pela Ordem dos Médicos Dentistas, desde 2021.
O Ozono tem importantes propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antimicrobianas (elimina bactérias, vírus e fungos), para além de fortalecer o sistema imunitário e melhorar a circulação sanguínea e a cicatrização.
OZONOTERAPIA NA MEDICINA DENTÁRIA:
A boca é um ecossistema aberto, onde permanentemente entram microrganismos. Por ter características favoráveis ao crescimento microbiano, qualquer desequilíbrio na microbiota oral representa um fator determinante para o aparecimento de problemas.
A Ozonoterapia tem um enorme potencial na Medicina Dentária, pelas suas características e ações únicas. As diferentes formas de aplicação, como complemento aos tratamentos convencionais, têm sido amplamente estudados com resultados muito favoráveis.
Numa abordagem mais biológica, esta ferramenta terapêutica não invasiva e indolor traz muitos benefícios quando utilizada como complemento aos tratamentos convencionais
APLICACÕES DA OZONOTERAPIA EM MEDICINA DENTÁRIA:
Gengivite, e doença periodontal (desinfeção de bolsa periodontal e desinfeção óssea)
Prevenção e tratamento da cárie dentária;
Tratamento endodôntico;
Procedimentos cirúrgicos: extração dentária; colocação de implantes; peri-implantite;
Regeneração de tecidos e cicatrização acelerada;
Sensibilidade dentária;
Tratamento da articulação temporomandibular;
Lesões da cavidade oral: herpes labial; úlceras aftosas; estomatite protética; feridas;
Branqueamento dentário;
Controlo da halitose (mau hálito);
Controlo de infeções;
Para além da utilização clínica o ozono, este pode ser também utilizado na desinfeção dos equipamentos e dos espaços clínicos.
Partilhe: