A Consciencialização do Stress é uma oportunidade para começar a tomar conta de si mesma(o), tirando tempo para identificar as pressões individuais a que está sujeita(o) e descobrir formas de as eliminar ou reduzir.
A vida moderna é cheia de dificuldades, prazos, frustrações e exigências. Para muitas pessoas o stress é tão comum que se tornou, quase, um modo de vida. Apesar de invisível, o stress tem um peso elevado e ignorá-lo no trabalho ou no quotidiano pode levar a sérias complicações de saúde, com o declínio do sistema imunitário, o aumento da pressão arterial e da suscetibilidade a doenças.
Mesmo de curta duração, o stress pode ter impacto no organismo. Quando sujeito a períodos mais longos, o stress pode tornar-se crónico ou atingir uma situação limite, conhecida como burnout.
Sintomas de stress emocional:
- Cansaço mental;
- Perda de memória;
- Falta de concentração;
- Apatia e desânimo (pensamentos negativos);
- Ansiedade;
- Preocupação excessiva;
- Alterações no humor (mau humor constante, ou mais frequente);
- Irritabilidade excessiva (a pessoa sente-se frequentemente irritada);
- Agitação psicomotora, incapacidade de relaxar;
- Sentimentos de estar sobrecarregada ou sobrecarregado;
- Sentimento de solidão e isolamento (isolar-se dos outros);
- Depressão ou tristeza;
- Negligenciar responsabilidades, evitar situações;
- O uso de café, álcool, tabaco ou drogas para tentar relaxar.
Sintomas físicos do stress:
- Sensação de cansaço;
- Dor de costas, dor muscular;
- Diarreia ou obstipação (prisão de ventre);
- Dor na barriga (estômago);
- Azia;
- Tensão arterial alta;
- Tonturas e náuseas;
- Dor de cabeça;
- Dor no peito;
- Frequência cardíaca mais acelerada (taquicardia);
- Perda do desejo sexual (falta de desejo);
- Alergias e constipações frequentes;
- Alterações no apetite (comer muito ou falta de apetite);
- Perturbações do sono (excesso de sono, dificuldade em dormir – sem sono);
- Tiques nervosos (roer as unhas, por exemplo);
- Queda de cabelo;
- Alteração dos níveis de colesterol e triglicerídeos;
- Alterações na menstruação;
- Mãos transpiradas;
- Herpes.
Formas de combater o stress:
Exercite-se regularmente. Uma simples caminhada num ambiente calmo e descontraído podem ser uma ajuda preciosa para vencer o stress.
Arranje tempo para relaxar. As técnicas de relaxamento, tais como: yoga, meditação e respiração profunda, ativam as respostas de relaxamento do corpo, potenciando um estado de serenidade. Isso é o oposto da resposta ao stress.
Alimente-se de forma saudável e evite bebidas ricas em cafeína. Os alimentos que ingerimos são muito importantes para combater o stress. Há estudos que demonstram que a ingestão de determinadas vitaminas, como as do tipo C e B, como a B3, B6, B7, B8, entre outras, têm propriedades antisstress, para além de outros nutrientes, como o zinco e o magnésio.
Trabalhe a higiene do sono. Sentir-se cansado pode aumentar o stress fazendo com que pensemos de forma irracional. Dormir mal pode acarretar graves consequências para a sua saúde. Manter a calma e uma boa noite de sono é essencial para relaxar.
Aprenda a gerir o tempo. Criar prioridades na lista de tarefas e aprenda a deixar tarefas para outro dia, muitas vezes, é a atitude mais correta. Tentar executar as tarefas com tempo de antecedência permitirá não sentir uma pressão constante com os prazos apertados.
Arranje tempo para si e para fazer aquilo que mais gosta. Faça uma pausa para o almoço. Vá para a cama cedo sempre que possível.
Faça acupuntura! Vários estudos já demostraram que esta terapia milenar é capaz de reduzir significativamente os sintomas do stress.
Na Dental Clínica encontrará profissionais de saúde preparados para o ajudar a cuidar de si.
Partilhe: